domingo, 9 de agosto de 2009

HISTORIA DO P.R.R.B

O PARTIDO REVOLUCIONÁRIO REBOLAR BAIANO NASCEU NO RECONCAVO BAIANO MAIS PRECISAMENTE NO ANO DE 1822. É O ÚNICO PARTIDO POLÍTICO QUE SURGE FRUTO DE UM AMOR.

NAQUELE PERÍODO, A BAHIA E O BRASIL PASSAVAM POR MUITAS TRANSFORMAÇOES. O 7 DE SETEMBRO JÁ TINHA ROLADO LÁ EM SAMPA COM O GRITO DADO NA YPIRANGA COM SÃO JOÃO . AQUI NA BAHIA O CONTRABANDO DE WHISK DO PARAGUAI E ESCRAVOS BOMBAVA . NADA DE NOVO ACONTECIA NESTAS BANDAS. NESTA ÉPOCA O MARQUES DE POMBAL II (FUNDADOR DO ALTO DAS POMBAS), RESOLVEU PROIBIR A DIAMBA AFRICANA OU AQUELA NATIVA, A TAL DA MANGA ROSA. O PRIMEIRO ATO FOI EXPULSAR OS JESUITAS QUE FAZIAM O INTERCAMBIO AFRICA-BRASIL. A POPULAÇÃO ENTÃO, JÁ NA MAIOR FISSURA, MARCOU UMA MARCHA QUE DEVERIA SAIR DO LARGO DO PELO ATÉ A RECEM INAUGURADA IGREJA DO BONFIM . FORAM DURAMENTE REPRIMIDOS PELA TROPA DO ALFEREZ DUQUE DE CAXIAS. O MAIOR CDF JÁ VISTO NA NOSSA HISTORIA. PADRE VIEIRA CONDENOU EM SEU DISCURSO OS EXCESSOS COMETIDOS PELA TROPA. A REPRESSÃO NÃO DEU TREGUA E CONTINUOU PERSEGUINDO OS HONESTOS USUÁRIOS. O MOVIMENTO FICOU CONHECIDO COMO A REVOLTA DO MORRÃO FUMEGANTE. OS REVOLTOSOS, SE REFUGIARAM NA ILHA DE ITAPARICA (NAS TERRAS CULTIVADAS DE JOAO UBALDO), E NUMA REGIÃO INÓSPITA NOS FUNDOS DA BAHIA DE TODOS OS SANTOS , CONHECIDA COMO "NOVA JAMAICA".

ENQUANTO ISTO O PAU COMIA NO PARAGAUAI DEVIDO A LEI SECA IMPLANTADA PELO MARQUES DE POMBAL II . ERA A GUERRA DO PARAGUAI. NA NOVA JAMAICA O PROLETÁRIADO SE ORGANIZAVA . CARLOS MARINGUELA I TREINAVA OS GUERRILHEIROS .

NESTE PERIODO O CORNETEIRO-CHAPADO, QUE TOCAVA NA BANDA DE MILES DAVIS E DAVA CANJA TODA TERÇA NO GRUPO DE ZUMBI E OS PANTERAS , CONHECE SEU GRANDE AMOR , EM SALINAS DAS MARGARIDAS . ELA, MORENA LINDA, BRONZEADA FAZIA TOPLESS E FUMAVA UNZINHO NA PRAIA QUANDO SE CONHECERAM. FOI AMOR AO PRIMEIRO DOMINGO NO PARQUE . LUIZ LOPES, CORNETEIRO, SAMBISTA E MESTRE DE CAPOEIRA E MARIA QUITERIA ERAM VISTOS EM TODOS OS LUGARES. MAS A GUERRA ESTAVA PROXIMA. MARIA QUITERIA IMPLOROU A LUIZ QUE FOSSEM PRÁ LONGE. ELA TINHA OUVIDO FALAR EM UM LUGAR SUPER-ASTRAL CHAMADO AREMBEPE, ONDE PODERIAM VIVER EM PAZ E AMOR. LUIZ LOPES FICOU DIAS DEPRIMIDO, FOI QUANDO FEZ O SEU MAIOR SUCESSO: ACABOU CHORARE. ELE NÃO PODIA ABANDONAR SUA GALERA E HAVIA EMPRESTADO PARA ZUMBI E LABATUT QUASE UM QUILO DA PODEROSA. FOI QUANDO QUITERIA , VIRADA-NA-PORRA, COM TODA AQUELA HISTORIA DE GUERRA TEVE A IDEIA DE SE ALISTAR VESTIDA DE HOMEM. SUA AVÓ DONA ANINHA FRANCO I COSTUROU SUA FARDA. FICOU UM BOFÃO. ELA FOI DESIGNADA PARA O PELOTÃO DOS PERIQUITOS ASSIM CONHECIDOS PORQUE FAZIAM TRÁFICO DE AVES SILVESTRES PARA EUROPA. MARIA QUITERIA, FELIZ E CHAPADA, FINALMENTE ESTAVA AO LADO DO HOMEM "PRÁ CHAMAR DE SEU". ESTAVAM HÁ POUCOS DIAS DO GRANDE ATAQUE . O COMANDANTE DA TROPA DOS PERIQUITOS , DESIGNOU UMA COMISSÃO PARA ORGANIZAR A ULTIMA FESTA ANTES DA BATALHA .

GALVÃO, MORAIS E PAULINHO BOCA ORGANIZARAM A RAVE DE PIRAJA QUE DUROU 3 DIAS. TODOS ACHARAM ESTRANHO O CORNETEIRO-DOIDAÇO FICAR TRES DIAS DANÇANDO COM UM OUTRO SOLDADO. MAS, O ESPIRITO DEMOCRATICO IMPERAVA E, FOI ASSIM, ENTRE UM SAMBA E OUTRO QUE AQUELE CASAL ESTRANHO RESOLVEU CRIAR O PARTIDO DO REBOLAR ROVOLUCIONARIO BAIANO (PRRB) . O SIMBOLO MÁXIMO DO PARTIDÃO SÃO AS ESCULTURAS DO CABOCLO E DA CABOCLA ESCULPIDO POR UM PRIMO DE MARIA QUITERIA QUE TRABALHAVA NO APACHES DO TORORO.

A VITORIA NA GUERRA FOI UM DESBUNDE, ASSIM CONSEGUIRAM EXPULSAR OS PORTUGUESES, PROCLAMARAM A INDEPENDENCIA DA BAHIA, E ABRIRAM OS PORTOS E O MERCADO DE IMÓVEIS DO CENTRO HISTÓRICO PARA OS ESTRANGEIROS RICOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário